Comparativo de custos entre sistema convencional e redes de campo.


Este trabalho tem também o objetivo de apresentar os custos de instalação que no caso de Usinas de açucar e álcool e dos preços dos equipamentos no mercado brasileiro não correspondem com a realidade de alguns dados do exterior, porém apresentaremos também uma lista de vantagens com o objetivo apenas de informar e não de formar opiniões a respeito do assunto.


Sistema convencional (4/20 mA).


O estudo para avaliar os custos de equipamentos e acessórios para montagem de 32 instrumentos analógicos distribuídos entre transmissores e posicionadores (o preço da válvula não foi considerado) serve para que tenhamos uma idéia mais exata da realidade do Brasil, pois os custos principalmente o de instrumentos de campo é muito diferente de outros paises.


A figura abaixo representa à arquitetura do sistema de controle onde consideramos um PLC completo com cartões de entradas analógicas isolado, por isto a baixa densidade de pontos.


Sistema Digital (Profibus/DP/PA).


A arquitetura adotada neste estudo tem um PLC como as mesmas características do anterior, porém substituímos os cartões de entradas e saídas analógicas por um cartão mestre Profibus/DP que abrirá uma rede com dois Gatway e dois Acopladores cada uma, totalizando no máximo 16 instrumentos por rede pois não consideramos somente a carga elétrica da rede, mas também a quantidade de Bits.


Isto quer dizer que em média cada rede PA dependendo do tipo de instrumento terá capacidade máxima de 20 a 24 instrumentos, portanto o caso em questão está dimensionado para expansão no futuro, sem aumentar custos de hardware.

 


AV. Industrial Dr. José Irineu Ortigosa, 688 • CEP: 17340-000
FONE: 55 (14) 3604 8000 • BARRA BONITA/SP

RAM SYSTEM 2014 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS